Para encomendas:

Viva Santa Bárbara!

Viva Santa Bárbara!
16/12/2016 Fernando

Acarajé para Iansã.

Santa Bárbara, no sincretismo afro-brasileiro, Iansã,  é comemorada no dia 4 de dezembro, em grande estilo em Salvador. Neste dia, o mercado de Santa Bárbara, na Baixa dos Sapateiros, se veste de vermelho para saudar a Santa. Padroeira dos bombeiros, rainha dos raios, trovões e tempestades, reverenciada por Maria Bethania e por tantos outros…

Sua comida é o caruru, iguaria afro baiana feita com quiabo, azeite de dendê, castanha e amendoim. Para ela, o quiabo é cortado especialmente em rodinhas.  Mas sua iguaria principal, a menina dos seus olhos, é o acarajé (em iorubá, bola de fogo), verdadeira delícia dos deuses! Bolinho de feijão fradinho, batido e rebatido com a força das baianas, frito no azeite de dendê, recheado com vatapá e camarão seco.

Nas ruas da Bahia antiga, a iguaria era vendida por mulheres, filhas de santo, escolhidas pela própria Iansã nos terreiros de candomblé. Muitas vezes tal escolha tornava-se  uma obrigação, quase um fardo, razão pela qual o mau humor vivia estampado no rosto de algumas delas…

Mas entre o prazer e a obrigação, surge um dos quitutes brasileiros mais tradicionais, estrela do cardápio do Pão de Festa, e que enche a nossa boca d’água e a nossa cozinha de axé e satisfação! Eparrei!

Compartilhe: